A cooperativa SANS Internet Storm Center informou que descobriu duas possíveis vulnerabilidades em tecnologias da Apple. Uma se refere à bateria dos notebooks, e outra ao novo padrão de transmissão de dados Thunderbolt.
De acordo com o especialista Johannes B. Ullrich, as baterias inteligentes utilizadas nos notebooks da empresa contam com um circuito integrado, passível de atualizações e melhorias em sua firmware. O acesso a esse recurso, porém, é feito com uma senha — e é justamente aí que mora o problema. Ao que tudo indica, a Apple não criptografou a senha das baterias, e todas utilizam uma senha padrão. Com isso, um hacker poderia literalmente danificar a bateria, bastando introduzir um aplicativo malicioso no computador da vítima.
Já com a tecnologia Thunderbolt, o problema mora nos cabos. Os conectores desse novo padrão contam com um pequeníssimo circuito, dotado de uma firmware que pode ser atualizada para melhorar os recursos de transmissão de dados. Isso, porém, também abre portas para que sejam vendidos cabos com um software modificado, que poderia acessar a memória RAM e o disco rígido de um computador, inserindo dados desconhecidos e possivelmente perigosos.
A Apple ainda não se posicionou sobre este assunto.